Sobre o Retinoblastoma

Entenda

O retinoblastoma é uma patologia que tem chamado a atenção da pediatria e oftalmologia infantil é um tipo de câncer ocular infantil que afeta a retina, a camada sensível à luz localizada no fundo do olho. Ele é mais comum em crianças pequenas e, em muitos casos, é hereditário. O retinoblastoma ocorre quando as células da retina começam a se multiplicar de maneira descontrolada, formando um tumor. Assim, o mutirão é uma iniciativa da Oftalmolaser que visa alertar a população sobre essa doença e combatê-la.

Uma doença rara, mas extremamente perigosa!

De acordo com o Ministério da Saúde em 2022, o Retinoblastoma representa 4% dos cânceres infantis. Em média, são diagnosticados 400 casos por ano. A maioria das crianças diagnosticadas possuem cinco anos ou mais. Se não for tratado a tempo, pode causar consequências severas, como perda do olho ou da vida. A doença ficou conhecida popularmente depois do diagnóstico da filha do Tiago Leifert, apresentador de televisão.

Descoberta precoce

Quanto mais cedo for o tratamento, maiores são as chances dos pequenos derrotarem esse vilão da oftalmologia infantil

Encaminhar tratamento

Com o rastreio feito, o tratamento fica mais direcionado, e as intervenções necessárias são definidas com maior agilidade.

Salvar a visão e a vida

Se for descoberto a tempo, retinoblastoma tem cura. A criança pode manter a visão e preservar a própria vida.

Como é o procedimento?

O procedimento feito é o exame de fundo de olho. Também conhecido como oftalmoscopia ou fundoscopia, é um procedimento médico realizado para avaliar a saúde das estruturas internas do olho, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Por meio deste, a retina é mapeada, a fim de detectar alguma irregularidade.