Catarata infantil é uma doença que afeta o cristalino, uma estrutura localizada atrás da pupila que possui a função de focar nossa visão. A catarata é a opacificação dessa região, levando à baixa visão do olho que sofre com a doença. Se o bebê nasce com a condição, se trata da catarata congênita, causada por uma turvação total ou parcial do cristalino, sendo esse grau de opacidade o responsável por determinar o quão grave é a doença.

Causas da catarata infantil

Suas principais causas são hereditariedade, infecções intrauterinas e os distúrbios de metabolismo. Quando a criança apresenta o problema ao longo da infância, ele é classificado como catarata adquirida. Nesses casos, a condição está ligada a alguma causa como traumas, doenças sistêmicas e inflamações intraoculares.

Sintomas da Catarata infantil

Alguns sintomas que podem ajudar os pais a identificarem que há algum problema são: A criança evita a luz e coça os olhos quando está em ambientes iluminados; Não consegue fixar o olhar; Não consegue seguir objetos com os olhos.

Diagnóstico da catarata infantil

Como diferentes patologias, incluindo as oculares, a catarata infantil também pode ser detectada no teste do olhinho. Assim pode ser tratada por um oftalmologista ou até mesmo um corpo clínico especializado.