Lente de contato

A lente de contato é vista apenas como um meio de substituir os óculos. O que muitos não sabem, porém, é que existem vários tipos de lente, cada um com suas vantagens, desvantagens e funções diferentes. 

A Oftalmolaser é especialista em lente de contato e garante que cada paciente use a lente certa para seu caso!

Como funciona uma lente de contato?

Uma lente de contato nada mais é que um pequeno disco fino e transparente de plástico que deve ser colocado sobre a córnea e funciona como um óculos, possuindo algum grau de refração buscando corrigir a forma com que a luz chega na retina.

Deve-se ser feita a higienização constante dessa lente, evitando que ela acumule microrganismos e leve a uma infecção ou outro problema relacionado ao uso de lentes não higienizadas. Cada tipo de lente possui um modo e produto correto para se fazer a higienização.

Por via de regra, o ideal é não dormir com a lente de contato nos olhos, visto que esse ato pode trazer malefícios consideráveis para a saúde ocular. Mesmo que em alguns casos tal ato possa ser indicado pelo oftalmologista responsável, esses são uma minoria específica.

Tipos de lente de contato

Lente de contato gelatinosa

A lente de contato gelatinosa é a mais comum. Geralmente indicadas quando o paciente busca uma alternativa para os óculos, é uma lente mais confortável, por isso costuma ser indicada para a maioria dos pacientes. Ela pode ou não ser colorida e não necessariamente tem algum grau de refração, podendo ser usada unicamente pela estética. A divisão dos tipos de lente de contato gelatinosa é feita baseada em seu tempo de uso. Podem ser anuais, mensais ou diárias, cada tipo sendo de um material diferente e possuindo cuidados diferentes, sendo o último o mais recomendável. Por ficar apenas um dia no olho do paciente, caso tenha entrado alguma sujeira, a chance de alguma infecção ou outro problema relacionado ao uso de lente de contato é muito menor que seria no caso de uma lente anual, mesmo que a limpeza seja feita.

Lente rígida

A lente rígida, também conhecida como lente corneana rígida, é indicada nos casos em que o paciente possui alguma alteração corneana, como o ceratocone. Também pode ser indicada como uma alternativa para a lente de contato gelatinosa, principalmente em casos de graus mais elevados de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A lente rígida pode ser usada por mais tempo e é mais saudável, proporcionando excelente qualidade de visão em casos de graus elevados sem prejudicar a oxigenação da córnea.

Lentes esclerais

Ao contrário dos outros tipos de lente de contato que se apoiam na córnea, as lentes esclerais se apoiam na esclera, proporcionando mais conforto. Com isso, geralmente são indicados em casos em que o paciente não consegue tolerar os outros tipos de lente ou possui outro problema, como um ceratocone ou olho seco mais severos. Como as lentes esclerais ficam embebidas em soro fisiológico, elas também podem funcionar como uma proteção para os olhos, sendo um tipo de lente mais versátil.

Cuidados com a lente de contato

Colocar corretamente

O primeiro ponto com que se precisa ter cuidado é o momento de se colocar a lente. Para isso, uma série de passos deve ser realizada: Lave as mãos; Proteja a pia, evitando que a lente caia no ralo; Lave a lente com a solução indicada para o tipo da lente; -Pegue a lente e verifique se ela está com a pontas arredondadas, não abertas; - Coloque-a sobre o dedo indicador; - Puxe tanto a pálpebra inferior quanto a superior e coloque a lente suavemente; - Pisque algumas vezes para ajustá-la.

Tirar a lente de contato para dormir

Dormir com a lente de contato pode levar ao ressecamento dos olhos e causar lesões na córnea, além desta ficar sem oxigenação. Por isso, é essencial a retirada das lentes antes de dormir. Para retirar, também há um passo a passo: Lave as mãos; Proteja a pia; Puxe as pálpebras; Deslize a lente para a parte branca do olho e retire-a com o dedo polegar e o indicador (movimento de pinça).

Faça a higienização correta

A higienização correta antes e depois do uso é de extrema importância para evitar infecções. Também é essencial a limpeza constante do estojo em que as lentes são armazenadas.

Respeitar a data de validade das lentes

As lentes são desenvolvidas com propriedades e materiais diferentes, cada uma possuindo um prazo diferente de validade. Com o tempo elas podem perder a curvatura, a permeabilidade e a opacidade, fatores muito importantes para que elas continuem funcionando e não fiquem mais suscetíveis a infecções e irritações.

Evitar coçar os olhos enquanto está de lente

Evitar coçar os olhos é recomendável em todos os momentos, seja durante o uso da lente ou não, visto que esse ato pode levar a lesões ou contaminações. Durante o uso da lente ele também pode movimentá-la, causando desconforto e prejudicando a visão.