Ceratocone

A ceratocone é uma doença que atinge a córnea, deixando-a encurvada para frente com aspecto de cone, nas fases mais avançadas. Diferente da grande maioria das doenças oculares, que surgem na fase adulta e terceira idade, a ceratocone surge na infância ou no início da fase adulta.

Sintomas da Ceratocone

Em alguns pacientes a ceratocone não apresenta sintomas e é identificada somente por meio de avaliações periódicas com oftalmologista especializado. Entretanto, em pacientes sintomáticos, as queixas mais comuns são: desfoque da visão, aumento da sensibilidade à luz, dificuldades para enxergar à noite e para realizar atividades rotineiras, visão dupla, surgimento ou aumento de miopia e astigmatismo.

 

Em casos graves, o paciente pode apresentar o sinal de Munson, onde a córnea protusa empurra a borda da pálpebra inferior, quando o paciente olha para baixo.

 

Em casos muito avançados, pode ocorrer um quadro com dor e baixa de visão súbita, chamada hidropsia, onde acontece a ruptura da membrana de descenso e a córnea fica esbranquiçada, sendo necessário acompanhamento oftalmológico de urgência.

Diagnóstico de Ceratocone

O diagnóstico de ceratocone é feito por um oftalmologista especialista em córnea.

Tratamento de Ceratocone

O paciente com ceratocone precisa de acompanhamento constante com oftalmologista especializado, com o objetivo de monitorar a doença, fornecendo a melhor forma de reabilitação visual possível.

 

Para evitar a progressão da doença, é fundamental que o paciente evite coçar os olhos, que identifique e trate qualquer alergia ocular e, caso seja necessário, fazer um procedimento para endurecer a córnea, como o crosslinking.