O que é a uiveíte

Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coróide). Em alguns casos, a inflamação atinge também nervo óptico, retina e vítreo. Assim como as moscas volantes, pode ocorrer em apenas um olho como também nos dois olhos.

As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, em homens e mulheres, porém são mais frequentes em jovens e adultos que apresentam exames positivos para a toxoplasmose.

Ela também pode surgir por meio de infecção por vírus, bactérias e fungos; doenças sistêmicas, como toxoplasmose, inclusive a toxoplasmose congênita, herpes simples, citomegalovírus, tuberculose e sífilis.

Antes e depois

A uiveíte tem tratamento. Conheça o antes e depois do tratamento para a uiveíte. Observe que as características dos olhos mudaram em pontos diferentes…

Tratamentos

Os possíveis tratamentos variam de acordo com a causa das uveítes e podem exigir a orientação do oftalmologista e de um especialista na doença, pois se a causa primária não for resolvida o tratamento ocular promove apenas o alívio dos sintomas.

O especialista pode fazer a indicação correta e segura de antibióticos, antivirais ou antifúngicos ao uso tópico de colirios específicos.

Nos casos da chamada uveíte anterior, a primeira medida é dilatar a pupila e prescrever anti-inflamatório de uso local para preservar a anatomia do olho.

Sintomas

Os sintomas possíveis em caso de uveíte são:

Olho vermelho (Hiperemia)

Hiperemia é uma alteração na circulação sanguínea do paciente, que faz com que haja um aumento na quantidade de sangue circulando em um determinado órgão e/ou região do corpo do paciente.

 

Sensibilidade à luz (Fotofobia)

Fotofobia é uma sensibilidade excessiva à luz, podendo até desencadear sensação dolorosa com dificuldade para manter os olhos abertos quando ocorre exposição à luz. Mesmo sem dor, pode existir dificuldade em manter os olhos abertos em ambientes claros ou iluminados com luz solar ou artificial.

Dor

A dor nos olhos é, como o próprio nome diz, uma sensação dolorosa na região dos olhos, que pode ser apenas na superfície, no interior das estruturas ou ainda na região que circunda os olhos. Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras.

Visão turva e/ou embaçada

A vista “embaçada”, “desfocada” ou “turva” caracteriza-se pela dificuldade de enxergar as coisas com nitidez. Uma pessoa com esse sintoma sente como se tivesse uma névoa à sua frente e não consegue distinguir detalhes.

Moscas volantes

Pequenos pontos escuros, manchas, filamentos ou círculos que parecem mover-se na frente de um olho ou até mesmo nos dois olhos. São percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia. A sensação é de moscas na visão que se mexem com a movimentação dos olhos.