O que é catarata?

A catarata é o processo de opacificação do cristalino.

O cristalino é uma lente natural transparente localizada dentro do olho. Quando essa estrutura perde a sua transparência, passa a ser chamada de catarata. Geralmente isso ocorre devido ao envelhecimento, mas pode estar relacionada a traumas, problemas congênitos, doenças e uso de medicamentos.

A Catarata é um problema que acomete milhões de pessoas e figura como a maior causa de cegueira tratável, ou seja, reversível no mundo.

Quais os sintomas da catarata?

Além de embaçar a visão como citamos acima, outros fatores também podem ser determinantes para a identificação da Catarata, como o aumento da miopia, visão dupla ou sombras na visão. Em casos mais avançados, uma mancha visível pode se formar no centro da pupila.

Como tratar a catarata?

A cirurgia (facectomia) é o único tratamento eficaz.

O método cirúrgico mais seguro e moderno para tratar a catarata é a técnica de facoemulsificação com implante de lente intraocular.

A cirurgia consiste na substituição do cristalino (a lente natural que já nascemos dentro do olho) por uma lente artificial. Hoje a facectomia é segura e raramente apresenta complicações se feita com um cirurgião competente, materiais adequados e um centro cirúrgico equipado.

A cirurgia (facectomia) é o único tratamento eficaz.

Lentes intraoculares (LIO)

Atualmente existem vários tipos e marcas de lentes intra oculares (as lentes artificiais que vão substituir a natural) para as cirurgias de catarata, sendo até possível não ser mais necessário o uso dos óculos após a cirurgia.

Abaixo listamos alguns tipos de lentes de contato intraoculares para você entender melhor:

Lentes intraoculares monofocais:

Eliminam a hipermetropia e a miopia.

Lentes intraoculares tóricas:

Geralmente utilizadas para pacientes que possuem astigmatismo e eliminam também a hipermetropia e miopia.

Lentes intraoculares trifocais tóricas:

Lentes que eliminam a hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia, fazendo com que o paciente não utilize mais óculos para nenhuma distância.

Lentes intraoculares de foco estendido:

Lentes que eliminam hipermetropia e miopia , conseguindo gerar uma visão excelente para meia distância, como por exemplo, para pessoas que utilizam muito o computador.