Muitas condições oculares podem afetar as crianças. Portanto, se faz necessário uma avaliação oftalmológica completa para identificá-las e tratá-las. O médico oftalmologista pediátrico é o profissional capacitado a fazer este exame. Assim evita-se complicações futuras ou até se pode prevenir a instalação de condições intratáveis no futuro.
Quando devo levar meu filho no oftalmologista?
Toda criança quando nasce é submetida ao Teste do Olhinho (ou teste do reflexo vermelho) por lei no Estado de São Paulo. É um teste muito simples, realizado por um pediatra capacitado, com o objetivo de excluir as principais afecções no neonato, que são: tumores intraoculares, opacidade corneanas, catarata congênita, descolamento de retina ou hemorragias vítreas (dentre outras).
Quando um bebê apresenta o teste alterado, ele é imediatamente referenciado a um oftalmologista especialista para melhor avaliação e, se necessário, tratamento de alguma dessas condições que podem afetar a visão definitivamente.
Na maioria dos casos o teste é normal e a recomendação, portanto, é que se faça uma avaliação oftalmológica completa dentro do primeiro ano de vida para detectar a presença de grau, estrabismos e alterações no fundo de olho.
Apesar de a criança ainda não ler ou compreender o exame, existem maneiras pela qual o oftalmologista pediátrico é capaz de inferir a acuidade visual e a necessidade do uso de óculos mesmo em bebês.
Tal avaliação é de suma importância, já que é na infância (até os 6-8 anos de idade) que a visão esta se desenvolvendo. E é nessa janela de oportunidade que o oftalmologista deve agir para corrigir algum grau ou estrabismo para que a visão desenvolva de maneira adequada.
Para um bom desempenho escolar seu filho deve realizar uma consulta oftalmológica (consulta para óculos em crianças) a partir dos 5 anos de idade. Pois, alguns problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem aparecer em crianças. Uma consulta com oftalmologista pediátrico para verificar o grau do óculos pode diagnosticar estes problemas.
As crianças muitas vezes não conseguem dizer se têm dificuldade para enxergar, então, caso você deve se atentar para alguns desses sinais, se seu filho(a):
– Não acompanha o movimento de luzes e objetos.
– Mantenha algum tipo de estrabismo (desvio ocular) após o sexto mês de vida.
– Aparece com o olho branco em fotos com flash (reflexo alterado na foto).
– Reclama de dores de cabeça após a escola com frequência.
– Aperta os olhos quando tentar enxergar alguma coisa.
Caso você identifique alguma dessas situações acima, seu filho deve ser avaliado o quanto antes por um oftalmologista pediátrico.
Procurando uma clínica oftalmológica com qualidade e alta tecnologia?
Agende sua consulta oftalmológica (18) 3222 6363 ou clique aqui.
Autor:
Dr. Bruno Godoy
Médico oftalmologista especialista em retina, oftalmologia pediátrica e catarata
CRM 156.440
Atualizado em 03/12/2019
Saiba mais:
Oftalmolaser. Esforço contínuo à excelência em tudo que é feito.
www.oftalmolaser.sw4you.com.br
Presidente Prudente – SP
Bataguassu – MS