No Brasil, o inverno é a estação do ano que nossos olhos mais sofrem com as alterações climáticas. O clima seco e a baixa umidade do ar deixa as pessoas mais suscetíveis aos fatores que desencadeiam as doenças oculares no inverno. Em especial as alergias oculares, o olho seco e as conjuntivites.
O ar mais seco propicia uma maior evaporação da nossa lágrima (principal barreira protetora dos olhos) e a maior concentração de poluentes nesse período de frio são os principais vilões no agravamento das doenças oculares. Somado a isso, a temporada de gripes e resfriados traz muitos vírus que também causam conjuntivites.
Então, é importantíssimo nos policiarmos para intensificar os cuidados e recomendações oculares nesta época do ano. Confira algumas dicas e previna-se:
Muitas vezes esses cuidados já são mais que suficientes para a prevenção e até tratamento de muitas condições relacionadas ao clima seco e frio. Mas, apesar deles, as vezes precisamos tratar os olhos com medicamentos em forma de colírio ou até via oral.
Então mantenha-se em dia com sua saúde ocular. Consulte seu oftalmologista e siga todas as recomendações que lhe for proposto e previna-se de doenças oculares.