A catarata é uma doença oftalmológica que faz com que o cristalino perca a sua transparência, podendo causar embaçamento, manchas, distorções na visão e até, em casos mais graves, resultar em cegueira. Trata-se de uma doença que geralmente acomete os idosos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou os dados e observou que a doença é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas. No Brasil, aproximadamente 30% da população acima de 60 anos possui a doença.
A catarata pode ser congênita ou senil. A catarata congênita está presente desde o nascimento e pode acontecer por fatores genéticos ou por problemas desenvolvidos durante a gestação. A catarata senil corresponde ao envelhecimento do cristalino, causando a sua opacificação. Existem diversos fatores de risco que podem causar e acelerar este quadro.
As principais causas são:
Nossos olhos passarão pelo processo de envelhecimento, tendo grandes chances de desenvolver a catarata senil, já que, após os 65 anos, uma em cada cinco pessoas desenvolve a doença. Para aqueles que contam com outros fatores de risco, esse processo pode ser acelerado.
Existem medidas que podem contribuir na prevenção contra a doença, retardando, ou até mesmo evitando, o aparecimento, no caso daqueles que não possuem nenhum dos fatores agravantes citados anteriormente.
Existem cuidados básicos que são importantes quando se fala de prevenção. No dia a dia, procure sempre proteger os olhos dos raios solares. Utilize óculos de sol com proteção UVA e UVB, principalmente entre 10h e 16h, horário em que os raios ficam mais intensos. O uso do acessório deve ser feito mesmo em dias menos ensolarados.
É ideal realizar consultas de rotina com seu médico clínico para rastrear doenças como o diabetes.
Há alguns hábitos que podem ser adotados e outros abandonados para evitar a catarata ou atrasar o seu surgimento.
É muito comum que, ao sentir dor de cabeça ou iniciar uma inflamação da garganta, algumas pessoas optem por tomar medicamentos por conta própria em busca de alívio. Além de não ser recomendado, a automedicação e o uso prolongado de remédios sem acompanhamento médico podem provocar sérios danos à visão, onde se inclui o desenvolvimento da catarata.
Devemos evitar o consumo de álcool e tabaco, diminuindo a produção de radicais livres que aceleram o envelhecimento.
Manter uma alimentação rica em vitaminas é um dos hábitos que trará diversos benefícios para a saúde dos seus olhos. Um cardápio com frutas, legumes e vegetais pode afastar doenças como cegueira noturna, degeneração macular relacionada à idade, síndrome do olho seco e catarata.
Não é novidade que uma alimentação saudável e rica em nutrientes proporciona inúmeros benefícios para o organismo e pode afastar diversas doenças, mas existem algumas vitaminas específicas que podem auxiliar na manutenção da saúde ocular.
Consumir o valor diário ideal desses nutrientes, principalmente de forma natural, pode fazer toda diferença para sua visão, proporcionando benefícios a longo prazo.
Passar periodicamente por consultas oftalmológicas é imprescindível para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças oculares. Contar com profissionais altamente qualificados durante esse processo garante segurança e cuidado com seus olhos.
A Oftalmolaser tem foco no diagnóstico e no tratamento das doenças oculares, oferecendo um avançado hospital oftalmológico com tecnologia em equipamentos para proporcionar segurança, rapidez e precisão nos exames oftalmológicos, com foco na qualidade de vida de seus pacientes.
Agende sua consulta clicando aqui!