Catarata: principais causas e como prevenir

A catarata é uma doença oftalmológica que faz com que o cristalino perca a sua transparência, podendo causar embaçamento, manchas, distorções na visão e até, em casos mais graves, resultar em cegueira. Trata-se de uma doença que geralmente acomete os idosos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou os dados e observou que a doença é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas. No Brasil, aproximadamente 30% da população acima de 60 anos possui a doença.

Principais causas e fatores de risco

A catarata pode ser congênita ou senil. A catarata congênita está presente desde o nascimento e pode acontecer por fatores genéticos ou por problemas desenvolvidos durante a gestação. A catarata senil corresponde ao envelhecimento do cristalino, causando a sua opacificação. Existem diversos fatores de risco que podem causar e acelerar este quadro.

As principais causas são:

  • Envelhecimento: o processo de envelhecimento natural é uma das principais causas, sendo os idosos acima de 60 anos os principais afetados.
  • Fumo e álcool: segundo alguns estudos, o álcool e o fumo estão relacionados ao desenvolvimento da catarata.
  • Exposição excessiva à radiação: a frequente exposição à radiação ultravioleta, raios-X, radioterapia para câncer e cabines de bronzeamento podem afetar a proteção dos olhos, acelerando o desenvolvimento da catarata.
  • Uso excessivo de remédios: o uso prolongado de alguns medicamentos, principalmente os que contêm corticoides, podem provocar a catarata.
  • Diabetes: a alta concentração de glicose no sangue pode provocar alterações e, em casos mais graves, a perda da visão.
  • Uveítes: É uma inflamação de uma região do olho que pode cursar com a catarata.
  • Traumas: há lesões que podem resultar em catarata, ainda que os sintomas não surjam imediatamente após o acidente.

Como prevenir a catarata

Nossos olhos passarão pelo processo de envelhecimento, tendo grandes chances de desenvolver a catarata senil, já que, após os 65 anos, uma em cada cinco pessoas desenvolve a doença. Para aqueles que contam com outros fatores de risco, esse processo pode ser acelerado.

Existem medidas que podem contribuir na prevenção contra a doença, retardando, ou até mesmo evitando, o aparecimento, no caso daqueles que não possuem nenhum dos fatores agravantes citados anteriormente.

Cuidados

Existem cuidados básicos que são importantes quando se fala de prevenção. No dia a dia, procure sempre proteger os olhos dos raios solares. Utilize óculos de sol com proteção UVA e UVB, principalmente entre 10h e 16h, horário em que os raios ficam mais intensos. O uso do acessório deve ser feito mesmo em dias menos ensolarados.

É ideal realizar consultas de rotina com seu médico clínico para rastrear doenças como o diabetes.

Hábitos

Há alguns hábitos que podem ser adotados e outros abandonados para evitar a catarata ou atrasar o seu surgimento.

É muito comum que, ao sentir dor de cabeça ou iniciar uma inflamação da garganta, algumas pessoas optem por tomar medicamentos por conta própria em busca de alívio. Além de não ser recomendado, a automedicação e o uso prolongado de remédios sem acompanhamento médico podem provocar sérios danos à visão, onde se inclui o desenvolvimento da catarata.

Devemos evitar o consumo de álcool e tabaco, diminuindo a produção de radicais livres que aceleram o envelhecimento.

Manter uma alimentação rica em vitaminas é um dos hábitos que trará diversos benefícios para a saúde dos seus olhos. Um cardápio com frutas, legumes e vegetais pode afastar doenças como cegueira noturna, degeneração macular relacionada à idade, síndrome do olho seco e catarata.

Alimentação

Não é novidade que uma alimentação saudável e rica em nutrientes proporciona inúmeros benefícios para o organismo e pode afastar diversas doenças, mas existem algumas vitaminas específicas que podem auxiliar na manutenção da saúde ocular.

  • Vitamina A – possui rodopsina, um componente presente nos olhos, responsável por nos permitir enxergar durante a noite e em ambientes com pouca luz. Alimentos que possuem vitamina A: cenoura, fígado, espinafre, manga, entre outros.
  • Vitamina C – é um potente antioxidante que protege os olhos contra os radicais livres, ajuda a atrasar o surgimento de catarata e oferece vitaminas importantes contra a degeneração macular. Alimentos que possuem vitamina C: laranja, brócolis, morango, pimentão amarelo, entre outros.
  • Vitamina E – assim como a vitamina C, ajuda contra a degeneração macular e o atraso da catarata. Alimentos que possuem vitamina E: pistache, amêndoas, castanha do Pará, entre outras.
  • Luteína e zeaxantina – podem ser encontrados na mácula e na retina e auxiliam na proteção contra os malefícios oferecidos pela luz azul e danos relacionados à idade.
  • Ômegas 3 e 6 – ajudam a combater e prevenir a síndrome do olho seco, favorecendo a lubrificação. Alimentos que possuem Ômegas 3 e 6: sardinha, salmão, óleos vegetais, sementes, entre outros.

Consumir o valor diário ideal desses nutrientes, principalmente de forma natural, pode fazer toda diferença para sua visão, proporcionando benefícios a longo prazo.

Oftalmolaser

Passar periodicamente por consultas oftalmológicas é imprescindível para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças oculares. Contar com profissionais altamente qualificados durante esse processo garante segurança e cuidado com seus olhos.

A Oftalmolaser tem foco no diagnóstico e no tratamento das doenças oculares, oferecendo um avançado hospital oftalmológico com tecnologia em equipamentos para proporcionar segurança, rapidez e precisão nos exames oftalmológicos, com foco na qualidade de vida de seus pacientes.

Agende sua consulta clicando aqui!

Central de Atendimento

[email protected]
(18) 3222-6363

Segunda à Sexta das 07H às 18H30
Sábado das 07H às 12H.
(18) 3222-6363

Unidade Presidente Prudente

Av. Antônio Canhetti, 201
Jardim Cambuy – EUROMARKET
Presidente Prudente - SP
CEP: 19061-545
(18) 3222-6363
(18) 99164-7302

(18) 99789-2691

Unidade Bataguassu

Av. Dias Barroso, 220
Centro – SANTA CASA
Bataguassu – MS
CEP: 79780-000
(67) 3541-1385

(67) 9956-8565

Unidade Três Lagoas

Rua Paranaíba, 1.469
Bairro Colinos
Três Lagoas - MS
CEP: 79603-090
(67) 3521-1008

(67) 9956-8565

Unidade Teodoro Sampaio

Rua Eduardo Ulloffo, 587
Centro
Teodoro Sampaio-SP
CEP: 19280-000
(18) 3282-3497

(18) 99789-2691

Unidade Santo Anastácio

Rua Osvaldo Cruz, 725
Clínica Pró-Saúde
Santo Anastácio - SP
(18) 3222-6363
(18) 3263-3787

(18) 99789-2691

feito por