Agora existe um novo tratamento para o glaucoma em Presidente Prudente e região.
Existe tratamento do glaucoma sem uso de colírios.
Existe uma alternativa! Pergunte ao seu oftalmologista sobre o tratamento SLT. A TRABECULOPLASTIA SELETIVA A LASER (SLT – em inglês Selective Laser Trabeculoplasty) é usada para tratar o glaucoma, uma doença grave que é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
Pacientes que foram diagnosticados com glaucoma de ângulo aberto e precisam baixar sua pressão intraocular (PIO). O SLT é benéfico para pessoas que preocupam-se com os custos das medicações a longo prazo e seus efeitos colaterais, bem como aqueles que têm dificuldade em lembrar-se de pingar o colírio. O tratamento com SLT é aprovado pela ANVISA.
O laser SLT atua apenas nas células pigmentadas da malha trabecular do olho. Isso aumenta a drenagem do humor aquoso do olho, reduzindo assim a PIO do paciente. Os pulsos curtos de laser do SLT permitem tratamento direcionado, sem qualquer dano ao tecido vizinho.
Os pacientes receberão colírio anestésico para melhorar o conforto durante o procedimento. O seu oftalmologista irá colocar uma lente especial no olho para focar o laser e manter o olho aberto. Você poderá ver flashes de luz ou ouvir um sinal sonoro durante tratamento. Para ajudar a diminuir a inflamação, o seu médico irá receitar colírios anti-inflamatórios. O procedimento geralmente dura apenas alguns minutos.
Depois do procedimento você poderá voltar para casa e realizar suas atividades normalmente. A maioria dos pacientes não sentem dor após o procedimento. Qualquer desconforto ou inflamação leve é normal após a terapia e poderá ser tratado de forma eficaz com o uso de colírios. Você irá precisar de algumas visitas na clínica para acompanhar sua PIO.
O resultado da terapia com SLT é comparável ao colírio mais potente para o tratamento de glaucoma. Ambos os tratamentos podem reduzir a PIO entre 25 a 30%. Para pacientes que realizaram SLT, sua PIO geralmente cai algumas semanas após o tratamento e pode durar alguns anos. Uma vez que a eficácia diminui, os pacientes podem repetir o tratamento com SLT para reduzir ainda mais a PIO sem causar efeitos adversos ou complicações. Tratamentos repetidos com SLT podem ou não ser tão eficazes quanto o primeiro tratamento.
Isso varia de acordo com cada paciente. Alguns pacientes não precisarão de medicação adicional para o glaucoma após a SLT, enquanto outros ainda podem precisar de colírios para ajudar a controlar a PIO. Na maioria dos casos, os pacientes utilizarão menos medicamentos do que antes do tratamento com SLT.
Como terapia de tratamento de primeira linha, o SLT reduz a PIO a longo prazo sem os efeitos colaterais e adversos que um colírio pode causar (crescimento dos cílios, olhos vermelhos, olhos secos, irritação, etc…). Assim como qualquer tratamento de glaucoma, o SLT não é uma cura, é uma opção de tratamento adicional que muitos pacientes com glaucoma podem considerar.
Como com qualquer tipo de tratamento médico, incluindo os colírios utilizados para tratar o glaucoma, pode haver alguns efeitos colaterais. Após o procedimento com SLT pode ocorrer uma inflamação leve, de curta duração e facilmente tratável. Uma pequena porcentagem dos pacientes podem ter um aumento da PIO logo após o tratamento com o SLT mas geralmente diminui dentro de 24 horas.
Procurando uma clínica oftalmológica com qualidade e alta tecnologia?
Agende sua consulta oftalmológica (18) 3222 6363 ou clique aqui.
https://www.facebook.com/oftalmolaserpp/
Autor:
Dr. Gustavo Hosoume
CRM: 159.593 | RQE: 63.844
Médico oftalmologista especialista em: Glaucoma, Catarata, Óculos e Refração.
Saiba mais:
https://oftalmolaser.med.br/novo/noticias/mutirao-do-diabetes-em-presidente-prudente/
Oftalmolaser. Esforço contínuo à excelência em tudo que é feito.
www.oftalmolaser.sw4you.com.br
Presidente Prudente – SP
Bataguassu – MS