Geralmente as pessoas que utilizam óculos possuem uma alteração chamada de erro refrativo. Esse problema ocorre quando o foco da imagem projetada não se forma sobre a retina. Os erros refrativos são chamados de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Os tratamentos para os erros refrativos podem ser feitos com uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.
É quando a imagem se forma antes da retina, gerando uma dificuldade para longe.
Os pacientes míopes são mais propensos a terem descolamento de retina e glaucoma primário de ângulo aberto.
É quando a imagem se forma após a retina, gerando uma dificuldade para perto e sintomas como dores de cabeça e nos olhos.
Os pacientes hipermetropes são mais propensos a desenvolverem glaucoma de ângulo fechado.
É quando a imagem tem múltiplos pontos focais, gerando dificuldade para longe e perto, imagem destorcida e desfocada, podendo ter sintomas como dores de cabeça.
Os pacientes com astigmatismo podem ter relação com patologias como conjuntivite alérgica e ceratocone, sendo necessário a realização de um exame chamado topografia corneana.
Geralmente ocorre após os 40 anos quando o cristalino perde a capacidade de acomodação, dificultando a visão de perto, podendo ter sintomas como dores de cabeça e dores nos olhos.
Esses pacientes tem problemas para ler no celular, livros, revistas e precisando esticar braço para poder enxergar com maior nitidez.